quinta-feira, 16 de junho de 2011

Afinal, quanto vale patrocinar o Flamengo?




Salve Nação Rubro Negra!

Hoje um dos temas que rolou no twitter e em alguns sites e blog's foi a informação de que a proposta da Peugeot para patrocinar seria de 15 milhões até junho de 2012, valor muito abaixo de todas as expectativas da diretoria, que esperava receber no mínimo 28 milhões de reais por um patrocinio de um ano. Depois de ter contratado um astro do porte de Ronaldinho Gaucho, ter sido campeão carioca, mantido o patrocinio das mangas com o BMG e ainda ceder espaço no numero para a Tim,início da construção do CT, qual será afinal o motivo da demora para o clube conseguir um bom parceiro master no uniforme?

Como no ano passado o clube teve sua imagem manchada com casos como o da prisão do Bruno, saída do Zico pelas portas dos fundos por causa de divergencias com conselheiros e falta de defesa da presidente, luta para não cair para a série b, Batavo indo embora antes do fim do contrato e se recusando a pagar o resto do dinheiro combinado em contrato, seria natural esperar por um valor abaixo do planejado da diretoria, mesmo com tudo que ja foi feito no ano de 2011.


As especulações sempre deram conta de que seriam montadoras de automótveis os interessados em patrocinar o clube, sempre com auxílio da Traffic, que por pagar a maior parte dos vencimentos de Ronaldinho Gaucho, ficaria com um percentual do patrocínio, caso este ultrapassasse 30 milhões, dividindo tambem com o próprio Ronaldinho.

Um caso parecido foi o do Corinthians na época de Ronaldo, que vinha de uma série b e cheio de receios por parte dos interessados em investir no clube. Demorou 5 meses para acertar com um patrocinador fixo. Durante esse tempo, vivia de patrocinios por jogo, o que rendia pelo menos o salário do seu astro.

O torcedor pode argumentar que o Flamengo levou mais tempo que o Corinthians. Sim, é fato, mas nesse caso a vantagem corinthiana foi o fato de Ronaldo ter sido decisivo nas finais do Paulistão daquele ano, o que Ronaldinho não foi pelo Flamengo, sendo ofuscado por Felipe e Thiago Neves.

Confesso achar 15 milhões um total retrocesso, visto que esse valor o Flamengo arrecadava com a Petrobras nos anos de 2007/2008, sendo que a empresa exibia sua marca na frente,nas costas e nas mangas da camisa. E ainda não haviamos ganho o tri estadual, o hexa campeonato e repatriado grandes jogadores, o que mostra quanto tal valor é defasado em relação a marca Flamengo.

Enfim, espero que seja apenas especulação e que o Mengão possa encontrar um patrocinador que pague um valor digno de sua grandeza


SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS

1 comentários:

Renato Croce disse...

Há grupos no clube que defendem o Manto limpo pro restante do ano e estudar formas de vender mais desta forma. Nunca vendemos tantas camisas limpas como agora. É uma possibilidade..

Renato Croce (Alexi Lalas)
http://flamanolos.blogspot.com

Abraço e #SRN!

Postar um comentário