segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Marketing: Mina de ouro a espera do Fla
Salve Nação Rubro Negra!
Marketing. Palavra cada vez mais presente no mundo do futebol. E o Flamengo, será que anda explorando bem esse importante meio de gerar receitas para os cofres do clube?
Com a chegada de Ronaldinho Gaucho, muito se foi falado em ações para tornar o torcedor Rubro Negro em um verdadeiro consumidor. Mas não é só na venda de camisas do time de futebol que o marketing atua na vida do clube, mas em outros pontos vitais como veremos a seguir.
Com uma torcida de 35 milhões de torcedores, o Flamengo tenta entrar para o hall dos times que mais faturam com marketing no país. Ações como o Cidadão Rubro Negro, o Rubro Negro para sempre e as lojas Fla Concept, FlaBoutique e Loja do Flamengo tentam alavancar a receita do clube. Até que os resultados são bons segundo o departamento de marketing do clube, mas ainda é pouco para o time de maior torcida do mundo.
Destes projetos, o Rubro Negro Para Sempre (ou a popular campanha do tijolinho) é o que vem dando mais certo. O primeiro lote 5 mil tijolinhos foi logo vendido e o segundo, com previsão de venda total para antes do carnaval, ja teve mais de 1300 tijolinhos vendidos.
O Cidadão Rubro Negro veio como uma espécie de sócio torcedor, mas ainda não deslanchou. Torcedores que possuem o "Cidadão Ouro" reclamam do sistema da venda de ingressos. Taí um projeto mal aproveitado pelo clube, pois poderia funcionar como um programa de venda on line de ingressos, incluindo carnês com um pacote dos jogos com mando do clube.
As 3 lojas principais vem conquistando resultados favoráveis, mas podem evoluir ainda mais. A FlaBoutique e a Fla Concept oferecem vários produtos licenciados. O problema é que os preços de tais produtos são um pouco elevados, o que acaba afastando a parcela mais humilde da torcida. Uma solução seria dos produtos semi oficiais, produtos de qualidade e preço mais baixos para atender essa parcela da torcida, como fazem com sucesso alguns clubes euroupeus, como o Barcelona, que legaliza barracas em frente ao seu estádio para a venda desses produtos.
Já a Loja do Flamengo atinge mais produtos domésticos, se bem divulgada tem tudo para dar certo.
Sócio torcedor, venda de carnês, produtos licenciados, camisas mais baratas, tudo isso é um mundo novo esperando o Flamengo de braços abertos. Afinal, quem tem 35 milhões de torcedores não pode estar satisfeito com pouca coisa.
SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS
Postado por
Felipe Godinho
às
18:32
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1 comentários:
Fato!!! Eles poderiam fazer algo mais para até mesmo ter um Estádio e ai sim ter um projeto sócio torcedor mais decente, com mais certeza no mando de campo ... mas parece que só o fato de dizer que tem a maior torcida do mundo já satisfaz o CRF ... um dia quem sabe ...
@Reneemcj
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